sábado, 31 de janeiro de 2009

Livros de ficção

(informações das editoras)

Adeus, Maridos - Mulheres que escolheram mulheres
Autoras: Ellen Farmer e Deborah Abbot
Editora: Edições GLS
Um incontável número de mulheres se casa com homens, tem filhos e, de repente, se descobre apaixonada por outra mulher, deixando para trás toda uma respeitável vida heterossexual para viver conforme o coração. Este livro reúne relatos verdadeiros de mulheres que passaram por esta transformação profunda. Entre os depoimentos encontra-se o da coronel Margarethe Cammermeyer, tema do filme "Servindo em Silêncio".

A Primeira Dança, Histórias de amor entre mulheres
Autora: Christine Cassidy e Barbara Grier
Editora: Edições GLS
Este é um livro fascinante escrito por mulheres para mulheres. São vinte e três histórias que, a partir de situações absolutamente comuns da vida cotidiana, falam sobre o amor, a paixão e o desejo num universo exclusivamente feminino.

Balada para as meninas perdidas
Autora: Vange Leonel
Editora: GLS
Imagine se Peter Pan, Wendy e Sininho fossem lésbicas à solta na noite de uma metrópole, e a Terra do Nunca uma boate da moda cheia de meninas perdidas? Numa divertida releitura da clássica história, o novo livro de Vange Leonel retrata a cena clubber de jovens lésbicas modernas com toques de romance, música eletrônica, filosofia, fantasia e muito, muito sexo.

Duas Iguais
Autora: Cinita Moscovich
Editora: Record
DUAS IGUAIS é um romance corajoso, que tematiza o amor homossexual sem recorrer a engajamentos ou a um manual de bons modos. Assim como o amor, o romance entre Clara e Ana é natural, espontâneo. Mas vai além. Situando o caso no contexto da comunidade judaica de Porto Alegre, Cinitia Moscovich revela um choque cultural, além do emocional. Enquanto Ana auto-exila-se em Paris, Clara penetra, pouco a pouco, nos
umbrais do mundo adulto, complexo e sútil.

Grrrls - Garotas Iradas
Autora: Vange Leonel
Editora: Edições GLS
Vange Leonel é uma cantora de rock multi-facetada. Além de feminista que assumiu publicamente sua homossexualidade muito antes de isso ser moda, adora escrever. Dirigiu uma peça de sua autoria, As sereias da Rive Gauche, sobre um grupo de lésbicas morando em Paris na década de 1920, e por quatro anos publicou artigos dirigidos a mulheres na revista gay Sui Generis. O presente livro reúne uma selecção dos melhores entre esses artigos, acrescidos de uma série de textos inéditos sobre lesbianismo. Como não podia deixar de ser com uma autora tão contra a corrente, Vange pesquisa aspectos curiosos de personalidades históricas, ri de alguns hábitos recentíssimos da cultura gay, analisa filmes e livros, e passa seu olhar irónico e inteligente até pela boneca de Maria Bethania. Nathalie Barnes, Virginia Woolf, Safo, Joana d’Arc dividem páginas com personagens de novelas, Xena e Gabrielle, feministas e pilotas de lancha, em textos curtos e informativos que podem ser lidos em qualquer ordem.

Julieta e Julieta
Autora: Fátima Mesquita
Editora: Edições GLS
A primeira paixão com sotaque espanhol e gosto de rum. Uma menina descobre a vida nos bares e boates na companhia de uma colega assumida. Duas mulheres comemoram dez sensuais anos juntas. Histórias românticas bem brasileiras, com sabor de pão-de-queijo, fofoca, ciúme e muito amor.

Lado B Histórias de mulheres
Autora: Lúcia Facco
Editora: Edições GLS
“Eu vi. Ou melhor, eu a vi. Vinha andando com um colega, completamente molhada. A roupa colando no corpo, mas isso eu não vi. Eu vi apenas nascendo, nos cabelos curtos lisos e negros, fios de água que escorriam lentamente pela nuca [...]”. Histórias sensíveis, inteligentes, sutis, de mulheres que vivem seus amores por outras mulheres sem alarde nem culpa. Da mesma autora de As heroínas saem do armário.

Longa carta para Mila
Autora: Andréa Ormond
Editora: Edições GLS
"Agora olhava fixamente para a boca de Paula, uma boca carnuda e feminina como a minha, que se aproximava cada vez mais e mais... Pôs a mão delicadamente na minha nuca, com os dedos entre os meus cabelos, e me puxou. Nossas línguas se encontraram e se procuraram de novo. Era o melhor gosto que eu já sentira na vida." Neste livro, Andrea Ormond conta a história fascinante de luta, autoconhecimento e amor-próprio vivida pela heroína Cris, uma mulher como tantas outras, com dilemas e certezas.

Lua de Prata - Quando a paixão acontece entre mulheres
Autora: Valéria Melki Busin
Editora: Edições GLS
Ana Maria entra em choque ao descobrir a traição de sua mulher Rita. Ao mesmo tempo, sua colega Mirella está às voltas com uma difícil separação de seu violento marido. As duas ficam amigas e juntas abrem novos caminhos para o amor, o prazer e a felicidade.

Malena y el Mar
Autora: Mariana Pessah
Editora on line: Creatividad Feminista
Editora: Colecion Libertaria
En Malena y el Mar la autora no sólo juega con la ficción y elementos autobiográficos, sino también con el recurso reflexivo del arte y la rebeldía en tanto elementos de la transformnación social. Entre amores y reflexiones sobre su realidad y sobre el papel y el sentido de la fotografía Mariana Pessah va armando una novela llena de riqueza.

Postal de Alice Springs - Um romance entre mulheres
Autora: Diana Simmonds
Editora: Edições GLS
Jody Johnson, uma jovem cantora country em tour com sua banda pela Austrália, sofre um acidente e é obrigada a passar alguns dias em uma pousada no meio do deserto. Lá ela conhece Grace, uma italiana belíssima que trabalha com a família enquanto se recupera de um casamento desastroso. As duas experimentam uma atração que pode mudar suas vidas. Escrito por uma australiana, este romance vem juntar-se aos sucessos
românticos para lésbicas das Edições GLS, que mostram que o amor entre mulheres combina muito com final feliz.

Teresa e Isabel
Autora: Violette Leduc
Editora: Relógio d’Água
«Teresa e Isabel» é a narrativa da paixão entre duas adolescentes, vivida até à exaustão nos recantos solitários de um colégio. Escrita em 1955, como primeira parte de «Ravages» foi considerada escandalosa, sendo publicada, como livro, apenas dez anos depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário